Muiraquitã – Uma das mais lindas lendas da Região Amazônica

Olá Meninas!!!!

Hoje, vim apresentar um pouco da cultura do Pará/Brasil para vocês.



A lenda do Muiraquitã é considerada um verdadeiro amuleto da sorte, que consiste num sapinho feito de pedra ou argila, é geralmente de cor verde, que era confeccionado em jade. Os indígenas contam a seguinte lenda: que estes batráquios, que eram confeccionados pelas índias que habitavam às margens do rio Amazonas. As belas índias nas noites de luar em que clareava a terra se dirigiam a um lago mais próximo e mergulhavam em suas águas retirando do fundo do lago bonitas pedras que modelavam rapidamente e ofereciam aos seus amados, como um verdadeiro talismã que pendurado ao pescoço levavam para caça, acreditando que traria boa sorte e felicidade ao guerreiro.

Conta a lenda que até nos dias de hoje muitas pessoas acreditam que o Muiraquitã trás felicidade e é considerado um amuleto de sorte para quem o possui.

O Muiraquitã apresenta também outras formas de animais, como jacaré, tartaruga, onça, mas é na forma de sapo a mais procurada e representada por ser a lenda mais original. As Icamiabas ofertavam a seus parceiros Guacaris, tribo mais próxima de nossas Amazonas, após o acasalamento na festa dedicada a Iaci, entidade considerada mãe do Muiraquitã e que anualmente durava dias.

Conta a lenda ainda que, depois de manterem relações sexuais, as Icamiabas mergulhavam até o fundo do lago espelho da lua, nas proximidades das nascentes do rio Nhamundá, perto do qual habitavam as índias, nação das legendárias mulheres guerreiras que os europeus chamavam de amazonas (mulheres sem maridos), para receber de Iaci o famoso talismã, o qual recebia as bênçãos da divindade. A lenda diz também, que se dessa união nascessem filhos masculinos, estes seriam sacrificados, deixando sobreviver somente os do sexo feminino.

Em Tempo: As pessoas de Belém/Pa, dizem que o amuleto só atrai sorte se você ganhar o mesmo de presente, portanto não saia correndo para comprar o seu, mas por vias das dúvidas, segue abaixo o link. Kkkkkk A peça em ouro, usada como pingete fica um luxo> 

Bjins,

12 comentários:

  1. Que legal, acabei de ler o livro Amazônia, Um Caminho para o Sonho, que fala de toda aquela região, e como não podia deixar de ser, conta a lenda do lindo Muiraquitã!! O livro e a história são lindos!!! Leia!!

    ResponderExcluir
  2. Oiii demorei mais to aqui^^
    obrigada pela sua visita no meu Blog..

    Adorei o Blog ja estou seguindo de volta!
    Tenha um ótimo fim de Semana!=D

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  3. Renata, vou procurar para adquiri e ler este livro sim e aguarde logo, logo vou postar falando um pouco mais do Pará. Bjins

    ResponderExcluir
  4. Awwn muito obrigado por seguir e comentar meu blog, adorei aqui tbm! Tudo de bom, beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oi linda, seu blog é um charme! adoreii
    Da uma passadinha no meu, se gostar e quiser seguir retribuirei com o maior carinho!
    http://tamigonzagafashiontips.blogspot.com/

    Da para curtir a pag do blog no face, se puder :)
    http://www.facebook.com/fashiontipss

    Beijoos

    ResponderExcluir
  6. Olá querida, grata pela visita. Adorei seu blog, vi que fala muito sobre menina mulher. Este livro que fala da Amazônia deve ser ótimo mesmo, também sou apaixonada pela leitura. Estou te seguindo e beijinhos carinhosos para ti.

    ResponderExcluir
  7. Oiee Adri! Retribuindo seu carinho e visitinha e já estou te seguindo tbm! Bejãooo ♥

    http://esmaltandoguaruja.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Olá Adriana, lindo seu blog!!!!! Bjs

    ResponderExcluir
  9. Oi linda! Obrigada pela visitinha no meu blog, tb vim retribir e estou te seguindo!

    http://flashpop21.blogspot.com

    bjusss

    ResponderExcluir
  10. Olá Adriana!
    Retribuindo a visita e agradecendo por estar seguindo meu blog, já estou aqui seguindo o teu.
    Achei muito lindo!
    Bjs e ótimo final de semana
    Cris
    www.cristymakeup.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Óbidos, Monte Alegre e Santarém são (cientificamente) os locais mais prováveis de origem do elemento muiraquitã presente em algumas lendas amazônicas que antigos romancistas e folcloristas, por conta própria, estenderam para outras localidades. A outra única possibilidade de origem seria da tese asiática, no entanto essa é defendida por uma minoria extremamente pequena de pesquisadores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Arnaldo, obrigada por contribuir agregando mais informações ao post.

      Excluir

Muito obrigada pela sua visita e pela gentileza de comentar. Deixe seu email, assim será possível retornar. Bjins