Venham Conhecer Belém do Pará

 Oi todo mundo!!!!!!


Em fevereiro/12, fiz um post sobre minha cidade natal, Vitória da Conquista-Ba.  http://meninamulhercomglitter.blogspot.com.br/2012/02/conheca-vitoria-da-conquista-ba-regiao.html



Hoje, vim falar da cidade onde moro e AMO, pois morar em Belém do Pará é um orgulho. Sendo assim, apresento alguns motivos para vocês arrumarem suas malas e saírem correndo para cá.

Vejamos:

Belém é a capital do estado do Pará, com 396 anos de história, memórias e recordações. Conhecida como "Metrópole da Amazônia" e também como a Cidade das Mangueiras, por exibir grande quantidade de pés da fruta pelas ruas da cidade.

Em seus quase 400 anos de história, Belém vivenciou momentos de plenitude entre os quais o período áureo da borracha, no início do século XX, quando o município recebeu inúmeras famílias européias, o que veio a influenciar grandemente a arquitetura de suas edificações, ficando conhecida na época como Paris n'América. Hoje, apesar de ser cosmopolita e moderna em vários aspectos, Belém não perdeu o ar tradicional das fachadas dos casarões, das igrejas e capelas do período colonial.

Historicamente, constituiu-se na principal via de entrada na região norte do Brasil, devido a sua privilegiada posição geográfica. Situada às margens do rio Guamá, próxima à foz do rio Amazonas, abriga o moderno Aeroporto Internacional de Val de Cans.

Nos tempos áureos de Belém, quando a extração de borracha era intensa e movimentava um mercado de grandes lucros e também guerrilhas, os barões da borracha investiram em grande potencial na construção de grandes edificações na cidade. E que hoje, se tornaram locais de visitações por abrigar a história e cultura dos belenenses. Como o Theatro da Paz, inaugurado em 1878, inspirado no Teatro Scalla, de Milão. Com estilo Neoclássico o teatro já abrigou grandes espetáculos nos tempos do Ciclo da Borracha, e hoje é um dos grandes patrimônios da cidade, motivo de orgulho para os moradores.





Outro grande orgulho para cidade de Belém e seus moradores, até para todo o Brasil, é a festa do Círio de Nazaré, que reúne fiéis da igreja católica em peregrinação a imponente Basílica de Nazaré. A construção data do início do século XX, ano de 1909. Contam que no local foi encontrado pelo pescador Plácido José a imagem da Virgem de Nazaré, em 1700. A partir de então, ele construiu uma capela no local que atraiu milhares de peregrinos. Com o passar dos anos a edificação passou por modificações, e nos dias de hoje, no mês de outubro, recebe todos os anos cerca de 2 milhões de romeiros.

Belém é uma cidade que exala cultura e história, por isso, uma visita ao local é imprescindível para se conhecer ainda mais sobre a história do nosso país.



Cartão-postal de Belém, o mercado Ver-o-Peso oferece os mais variados sabores e aromas do Pará. A imensa feira livre às margens da baía do Guajará reúne centenas de barracas de frutas, peixes, ervas medicinais, temperos, doces, essências, artesanato... O ambiente é perfeito para experimentar as exóticas frutas típicas e as delícias regionais, como o tacacá e açaí com peixe.




A exótica culinária do Pará reúne pratos famosos no Brasil e no exterior. E apesar do calor que assola a região o ano todo, receitas típicas, como o pato no tucupi (goma de mandioca) e o tacacá - caldo feito com tucupi, jambu (erva local), camarão seco e pimenta-de-cheiro - são servidos fervendo, tanto nos restaurantes quanto nas barraquinhas montadas nas esquinas. Para a sobremesa, aposte nas frutas regionais, como cupuaçu, muruci, bacuri e pupunha; e também nos sorvetes Cairu - destaque para o Paraense, uma mistura de açaí com tapioca.


Os restaurantes de Belém concentram-se no Centro e nos bairros próximos, como Umarizal, Nazaré e Cidade Velha. Alguns pontos turísticos, como a Estação das Docas, o Mangal das Garças e a Casa das Onze Janelas, também abrigam excelentes estabelecimentos.




O conjunto arquitetônico da capital paraense, herança do período colonial, foi restaurado e hoje abriga interessantes museus e espaços culturais. Boa parte das construções está reunida no bairro de Cidade Velha, como a Casa das Onze Janelas. Na região central merece destaque o Theatro da Paz, um dos mais suntuosos do país.



O complexo de lazer - uma versão amazônica do Puerto Madero de Buenos Aires - ocupa uma área de 32 mil metros quadrados na beira da baía do Guajará repleta de restaurantes, bares, lojas e teatro. O processo de restauração do antigo armazém manteve intocado a bela estrutura em ferro inglês, apesar das novidades como janelas de vidro e ar-condicionado. Na área externa, o espaço oferece um calçadão com 500 metros de extensão ao longo da baía, perfeito para apreciar o cenário durante uma boa caminhada. O exercício, porém, pode ser interrompido a qualquer momento: apresentações de carimbó, a folclórica dança típica paraense, costumam acontecer com freqüência por ali. 


Circular pelo rio Guamá e seus afluentes é um dos passeios mais tradicionais da capital. O tour completo inclui paradas para conhecer comunidades ribeirinhas e observação de seringueiras, andirobeiras e palmeiras. A atividade dura sete horas, mas há outras opções para quem dispõe de menos tempo. As embarcações partem diariamente da Estação das Docas.




Os parque fica às margens do rio Guamá, que pode ser apreciado em mirantes instalados em deques de madeira. Entre as principais atrações estão o viveiro, o borboletário e o refinado restaurante Manjar das Garças, perfeito para um jantar a dois.



Belém também ganhou a nova Orla, no Jurunas, com um calçadão com 2 quilômetros de frente para a Bacia do Rio Guamá, com trapiches, quiosques, quadras de esporte, academias ao ar livre e áreas de lazer.


Forte do Castelo outro ponto turístico, da cidade onde a natureza ainda fala mais alto. E como dizem "QUEM AO PARÁ, PAROU. TOMOU AÇAÍ, FICOU".

FONTE:  Google e Wikipedia

Bjins

23 comentários:

  1. Ai deve ser muito bacana mesmo. Minha mãe sempre elogia (:
    beijos,

    Marina Alessandra do blog Pelos Dezoito
    @mariinaale

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, tudo bem? Entrei pará Conhecer Seu cantinho. Gostei muito de Tudo Que vi. Parabéns o blog ESTA lindo. JA ESTOU seguindo. DEPOIS Passa Lá não Meu cantinho , SERA UM Prazer, Ótima Semana pra vc, bjs Rosangela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada flor!!!! e já estou indo conhecer o seu.
      Bjins

      Excluir
  3. Olá Adriana, estou te seguindo e curtir sua fan page. Te espero mais vezes ao meu blog. Belém do Pará é lindo quero muito conhecer, tenho parentes e amigos ai então quem sabe um dia hahaha. Beijos.

    http://simples-e-agradavel-bloog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já q possui parentes aqui, venha conhecer.
      Bjins e já estou no simples e agradavel tb

      Excluir
  4. Ai eu quero muito conhecer varios cidades do brasil pra depois conhecer outros paises quem sabe eu vou conhecer Belem do Pará!!! por enquanto fico só na vontade bjs to te seguindo aguardo sua visita no meu blog
    http://fabi-detudoumpouco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu não conheço e fiquei morrendo de vontade de conhecer Belém!

    Parabéns pelo blog
    Tissy
    www.loucasemaquiadas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá!!
    EStou retribuindo a visita ao meu blog!!
    Mas vou passar por aqui todos os dias... Adorei!!!
    Eu simplesmente AMO Belem!!! Apesar de muito quente né... hehe
    Mas eu adoro as pessoas, os lugares e a comida!!!!
    Ótima dica...
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Sou nascida em Belém, mas atualmente moro em Belo Horizonte. Que legal saber que amas Belém, é realmente uma cidade muito bonita e que merece muito carinho e muitas visitas. Estou na cidade para o Círio, vim agradacer as bençãos de Nossa Senhora na minha vida. Estou te seguindo, tá? bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, obrigada pelo carinho e fico feliz em saber q moras em BH, amo tb lá, tenho uma irmã em Juiz de Fora.
      Bjins

      Excluir
  8. Tenho uma prima linda que morou em Belém, ela me contava
    tudo sobre o tempo que ela passou lá, parece ser tudo lindo!
    Adorei o blog, seguindo... espero uma visitinha no meu blog. Beijos!
    http://naticarvalho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Flor, tudo bem?
    Que delicia de blog! Achei voce atraves do blogueiras unidas e gostei muito de tudo que vi por aqui!
    Estou te seguindo agora para não perdermos o contato, passa la no meu cantinho para conhece-lo, ficarei muito feliz com a sua visita!
    http://giarteedesign.blogspot.com.br/
    Tenha um ótimo final de semana!
    Abraços da Gi
    B.U. 2506

    ResponderExcluir
  10. Olá querida, adorei seu blog, estou retribuindo a visita e tbm já estou po aqui, ok??? Beijo

    ResponderExcluir
  11. lOUCA PRA IR CONHECER LÁ.
    vejo na tv,que fts lindas em, água na boca esse prato..
    ar puro,muito verde né..
    LOUCA PARA VISITA AFFF,amo viajar.


    NOVIDADE LÁ NO BLOG VENHA CONFERIR.
    Obrigado pela visita,seguindo,volte sempre,Bjim flor
    http://emaltamoda.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Amei (:
    Deu uma vontade louca de viajar!

    Parabéns pelo blog, muito fofo gata!

    Beeijos,
    Pâmela Lourenço.
    http://prosaverdee.blogspot.com.br/
    Faça uma visitinha :D

    ResponderExcluir
  13. Oi querida... conheci seu blog através do Blogueiras Unidas. Adorei seu espaço e suas dicas são maravilhosas!!! Impressionante como esse mundo vistual pode nos proporcionar tanto aprendizado. Beijos e fique com Deus!!!
    http://belezasemcrise.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Adoro as suas dicas, são ótimas!

    Pelas fotos parece ser um lugar muito bonito, quero conhecer.

    Beijinhos flor!

    ResponderExcluir
  15. Olá, o seu blog é maravilhoso! Sou BU 2169 e vim retribuir sua visita e seguir!
    Aproveite e leve o selinho que ofereço para seguidores!

    BELÉM É LINDA!

    Fica com DEUS!

    BEIJINHOS EM SUA ALMA...

    ResponderExcluir
  16. Amiga BU Lindo seu blog, gostei de td o que vi... seguindo se puder segue o meu tbm..

    http://cabelosmakeeunhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Que cidade linda !
    amei seu cantinho!
    vim retribuir a visita ja estou seguindo
    bjus

    ResponderExcluir
  18. Olá, eu ja tenho algumas bonequinhas prontos, muitas eu montei são exclusivas outras não, tbm desenho, o valor vai de como você vai querer sua bonequinha, qualquer coisa me mande um email formulário de contato está aqui http://seubloggerdetonando.blogspot.com.br/p/pedidos.html

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela sua visita e pela gentileza de comentar. Deixe seu email, assim será possível retornar. Bjins